3 grandes mitos sobre Arduino
Arduino tem se destacado em diversas soluções e despertado o interesse de estudantes, profissionais, empresas e do setor industrial. Identificamos 3 mitos para esclarecer você que deseja entrar neste universo cheio de possibilidades chamado Arduino, são eles:
1º – Arduino é coisa de estudante.
Arduino não é apenas para uso acadêmico nem tão pouco é melhor ou pior que outras plataformas de desenvolvimento. Ele é uma poderosa ferramenta para prototipagem rápida, com ele é possível testar conceitos e acelerar o desenvolvimento. Hoje temos bibliotecas praticamente para tudo, desenvolvidas por entusiastas e profissionais da área.
2º – PIC é melhor que Arduino
Frequentemente as pessoas confundem o arduino com o micro controlador PIC. Se compararmos os dois microcontroladores, ATMEGA328 (chip do UNO) com o PIC18F2550 vemos que são muito parecidos, confira aqui (http://wiki.pinguino.cc/index.php/Pic18f2550_vs_atmega328)
Apresentamos aqui uma aplicação de automação industrial usando Arduino. trata-se de um contador de BIG-BAG em um sistema de pesagem. Conforme figuras abaixo.
É possível ganhar dinheiro com Arduino?
Considere a seguinte situação:
Você identificou uma oportunidade que pode ser uma melhoria de processo ou produto, a criação de algo novo que podem ser atendidas a partir do desenvolvimento de algum produto com sistemas eletrônicos embarcados.
Atender a essa demanda com agilidade, poupando o tempo do cliente e por consequência reduzindo o custo, é a garantia de satisfaço do cliente. Um cliente satisfeito é a chave para sucesso.
Para do desenvolvimento de sistemas embarcados, a plataforma Arduino tem destaque na prototipagem rápida e na aceleração do desenvolvimento.
Exemplos de produtos comerciais que podem ser desenvolvidos são: Centrais de alarmes para carro e moto, para residências e sítios, sistemas inteligentes de monitoramento de ambientes, sistemas de telemetria, projetos de robótica automatização de cadeiras de rodas por exemplo, etc. O Arduino possibilita a você criar produtos e comercializá-los por conta própria ou em parcerias com empresas.
Conheça o Curso de Arduino Básico da Teslatec.