ARDUINO: Conheça essa plataforma de hardware e software livre e suas aplicações

Por: Teslatec

Você já ouviu falar no Arduino? Você sabe o que ele é e para que serve? Conheça um pouco da sua história e por que ele é tão interessante!

Arduino

Arduino UNO

O projeto original italiano nasceu em 2005 e foi refinado por pesquisadores para se tornar mais leve e prático, mais acessível e mais barato. Hoje a plataforma está bastante evoluída e “roda” em todos os sistemas operacionais de forma integrada sob licença Creative Commons para hardware e GPL/LGPL para software. Isso significa que, a partir de uma placa padrão ou standalone, é possível criar outros controladores.

Plataforma Arduino

ARDUINO é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um micro controlador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

Aplicações para o Arduino

Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, como por exemplo, jogo de luz inteligente, carrinhos de controle remoto, vídeo games, etc. ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduino pode controlar linhas de I/O digital e analógica fornecendo recursos para automatização, domótica por exemplo, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de Shields promovendo cascata de hardwares.

Hugo Omena